top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Em Rede JF

Dia da Amizade Brasil-Argentina


O Dia da Amizade Brasil-Argentina foi criado em 16 de Março de 2004 pelos então presidentes da Argentina, Néstor Kirchner, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva ao assinarem a Ata de Copacabana. A ata tem como objetivo de promover nas instituições de ensino de ambos os países atividades orientadas a difundir reciprocamente a cultura e história dos países irmãos. Cria-se também o Prêmio Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina que premia artistas e intelectuais dos dois países. Nesse mesmo documento tem-se a ideia da criação da União de Nações Sul-Americana (UNASUL), oficializada em 2014 no Equador.

O dia da comemoração, 30 de Novembro, foi escolhido por ser a data que a Declaração de Iguaçu foi assinada pelos presidentes da Argentina, Raúl Alfonsín e do Brasil, José Sarney em 1985. Saindo de períodos ditatoriais, ambos os países buscavam crescimento econômico e alianças para tal, assim o acordo prevê integração econômica e política do cone sul (Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e sul do Brasil).

Em 6 de Julho de 1990 é assinada a Ata de Buenos Aires para a criação de uma união aduaneira, uma zona de livre comércio com tarifas especiais, entre Brasil e Argentina. Baseado nesse acordo, em 26 de Março de 1991 pelo Tratado de Assunção é criado pelos países presidentes, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o Mercado Comum do Sul, ou Mercosul.

A data só entrou oficialmente no calendário do país em 2018 com a Lei 13.664/2018 assinada por Michael Temer. A lei prevê que o senado crie medidas para difundir a popularização da data e sua comemoração.

Sua oficialização é muito recente, mas sua história é muito longa, assim como tudo que representa. Um abraço aos nossos hermanos!



Fonte: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB)

Corrientes - Dirección de Relaciones Internacionales.




Autor: Mateus Pastori, estudante de Serviço Social da UFJF.

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page