top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipe Em Rede JF

Dia das Mulheres e Meninas na ciência



Voltamos com mais uma data internacional de relevância para gerar discussões pelo mundo em pautas importantíssimas. Hoje, dia 11 de fevereiro de 2021, comemoramos o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.


Instituída pela ONU e pela UNESCO em 2015, a data foi comemorada pela primeira vez em 2016. Surgiu para dar incentivo a meninas sonharem e visarem trabalhar no meio cientifico, mostrando exemplos de grandes mulheres na ciência que desenvolveram grandes trabalhos. Isto é importantíssimo, pois ao longo da história, a sociedade cientifica apagou e ofuscou grandes cientistas e suas obras. Dados de 2015 mostram que somente 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres e entre os autores mais citados, só 13% eram mulheres. Essa desigualdade é maior ainda em áreas como as engenharias onde somente 3,7% dos trabalhos mais citados são de pesquisadoras. As mulheres enfrentam uma sociedade machista fora e dentro da ciência, sendo um grande fator que atrapalha suas carreiras a dupla jornada de trabalho, no lar e no emprego.


É muito importante que os jovens e crianças ouçam também sobre mulheres cientistas e seus trabalhos. Em 2020 a ONU Mulheres criou uma lista com as sete cientistas que moldaram o mundo e entre elas está uma brasileira. Márcia Barbosa é física especializada em estruturas complexas da molécula de água e aparece na lista ao lado de grandes nomes como Marie Curie e Katherine Johnson.

A criadora da arte desta publicação, Fabiana Lima me falou um pouco sobre data e o que representapara ela.


Fabiana ressalta a importância dessa data pela falta de protagonismo histórico das mulheres na ciência, sendo elas subjugadas em relação aos homens e impostas os trabalhos domésticos e maternos, assimexcluídas da vida do trabalho. Fabiana também pensa que embora haja evolução nessa área, há um grande caminho a se percorrer para chegar à igualdade, sendo as mulheres ainda muito pouco representadas na ciência. Para ela a data nos relembra o potencial das pesquisadoras e tudo o que foi e pode ser conquistado por elas.


“Um dia que marca nossas conquistas, mas também mostra nossa capacidade de ter muitas outras, e que somos capazes de ocupar muitos outros espaços, tão capazes quanto qualquer homem”. Fabiana Lima.


Autor: Mateus Pastori

Fonte: SBMFC; ONU News.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page