Indicação de série para amantes da Coréia: Street Food Asia
Street Food: Ásia (2019) É uma série de documentários que abordam a culinária da região da Ásia. No episódio referente a Coreia é mostrado um panorama da culinária coreana no seu aspecto mais tradicional até a modernidade e a adaptação dessa cozinha em função da influência Ocidental que eles sofrem. Esse documentário irá te encher de apetite e ainda te emocionar com as lindas histórias de algumas famílias.
O documentário é produção original Netflix e tem, aproximadamente, meia hora de duração por cada episódio, sendo cada um abordado a culinária de um país do continente asiático, respectivamente: Tailândia, Japão, Índia, Indonésia, Taiwan, Coréia do Sul, Vietnã, Singapura e Filipinas. Mas a proposta da produção é apresentar a culinária popular de cada lugar, ou seja, a comida de rua. E tem por objetivo de nos mostrar a cultura através da gastronomia, bem como as histórias de superação de muitas famílias por trás da culinária.
Mais especificamente, no episódio 06 (seis) do documentário, é abordado a comida de rua de Seul, Coreia do Sul. Que é, uma comida caseira, porém atrativa aos olhos e cheia de singularidade no sabor, isso porque as receitas são passadas de geração para geração entre as famílias e cada qual com seu sentimento único, como expressado muito bem na série.
Hoje em dia é comum aos nossos olhos quando vemos, por exemplo, na Coreia do Sul mercados de comidas tradicionais e também algumas ruas que são tomadas pelas barracas e pela grande variedade de comidas de rua , isso já virou uma característica desses lugares e é como um evento gastronômico para os turistas e o dia-a-dia para os locais, mas não se engane, o significado de todo esse evento é muito maior e cheio de histórias comoventes que carregam uma parcela significativa do período da Coreia pós-guerra.
A guerra das Coreias se iniciou aproximadamente em 1950 e durou por um longo tempo sem que houvesse vencedores, com isso, praticamente uma nação inteira precisou de reinventar depois de apenas sobrar escombros pelas ruas. Foi nesse período de reconstrução que muitas mulheres começaram a preparar e a vender comidas de rua para que pudessem se sustentar, e pouco a pouco, através dos filhos destas que essa prática acabou se perpetuando e tornando parte da cultura e também motivo de muito orgulho das mulheres de seul. Esse contexto é explicitado no documentário de forma que irá fazer vocês perceberem que existe muito mais significado em um belo prato do que se imaginava, com certeza vale a pena assistir Street Food.
Dica aos leitores: Não assista de barriga vazia! Hahaha Faça um lanchinho antes, a tentação é grande.
Texto por Karina Faria, estudante de Turismo da UFJF.
Comments