top of page
Buscar
Foto do escritorEquipe Em Rede JF

Indicações de filmes e livros espanhóis




Olá pessoal! As indicações de hoje são para você deixar o seu espanhol afiado! Porque, afinal, não há jeito melhor de aprender um idioma assistindo um filme ou lendo um bom livro, né?!


A primeira dica de hoje trata-se do filme “Vivir dos Veces”, que fala sobre Emilio (Óscar Martínes), um senhor já de idade que começa a apresentar sintomas de Alzheimer e depois de muito tempo precisa voltar a conviver com sua filha, neta e genro. Além desse novo desafio, com o início da perda de memórias, o ex-professor universitário de matemática decide buscar sobre uma antiga paixão que teve na adolescência e que jamais havia esquecido. Passada na Espanha, o filme mostra a beleza das ruas e paisagens espanholas. É um filme que nos faz rir, pensar e chorar. Depois de tantos anos se dedicando a matemática Emilio finalmente pede ajuda a filha e vai atrás de quem nunca deixou de pensar.



Curiosidades:

  • Percebeu que durante o almoço eles buscaram el pan para colocar à mesa? Sim, os espanhóis tem o hábito de colocar o pão à mesa para acompanhar as refeições;

  • O filme se passa em Valencia, Espanha. É uma cidade cheia de festas, música, pólvora (Las Fallas) e cheia de cultura. Que tal pesquisar um pouco sobre a cidade e se encantar pela arquitetura e cultura desse local?


Resenha:


Já com a idade avançada, Emilio descobre que está com Alzheimer. Mesmo tentando manter a vida que sempre teve, sua filha Julia (Inma Cuesta) começa a entrar em sua vida para ajudá-lo. Para ficar de olho nele ela pede que sua filha o ensine a mexer em um celular. Quando Emilio descobre que pode pesquisar sobre qualquer coisa ou pessoa na internet, ele pede que a neta busque sobre uma mulher chamada Margarita.

Ele a viu por primeira vez enquanto ela cantava e bordava num cais na cidade de Navarra e ele tentava resolver um quadrado mágico. Sempre dedicado a matemática e seus números, Emilio nunca mais a viu e seguiu sua vida acadêmica sem ao menos ter notícias daquela com quem conversou uma única vez. Margarita sempre esteve presa nas memórias de Emilio, e quando ele viu que iria perder essas memórias decidiu ir atrás dela.

Julia e o pai nunca tiveram uma boa relação e nem haviam sido muito próximos, mas quando percebe que não há outra solução, ele pede que a filha o ajude a encontrar a mulher que a tantos anos não a via.

Nessa viagem muitos assuntos são expostos: uma traição, um segredo, uma aproximação e a busca por quem Emilio nunca deixou de pensar. É um filme comovente e surpreendente. Mostra como mesmo com suas diferenças, pai, filha e neta se amam, como o Alzheimer, uma doença tão triste, tira nossas maiores conquistas (as memórias), além de mostrar as belezas e cores de Valencia.



A segunda dica é sobre um livro clássico da literatura mexicana. Foi escrito pela autora Laura Esquivel, em 1989, e conta a história de Tita. Ela nasceu prematuramente em meio a cozinha no rancho de sua família, no norte do México. Desde então, a personagem cresce e passa boa parte de sua vida nesse cômodo da casa. A trama é contada de uma forma totalmente inovadora, inaugurando o gênero literário cozinha-ficção. Cada capítulo é iniciado com os ingredientes para uma receita tradicional mexicana e o desenrolar dos fatos são apresentados em meio ao modo de preparo. Desde pequena Tita demonstra grandes dons na cozinha, sempre colocando vida e sentimentos em seus pratos, encantando todos que os experimentam. Mas a partir de seu nascimento, ela é destinada a cumprir uma tradição familiar: a filha mais nova deve cuidar da mãe até a morte, e assim, não pode se casar ou ter qualquer relacionamento. Ela perde o pai quando ainda é muito nova e a Mãe Elena acaba ficando como a dona do rancho. Entre as três filhas, Tita é a que mais sofre com as ordens da mãe e sempre terá que segui-las.

Em sua adolescência a protagonista acaba se apaixonando perdidamente por Pedro. Ele, também enamorado pela jovem, decide tentar convencer a mãe de sua amada a permitir o casamento. A tentativa foi em vão e em troca Mãe Elena oferece a mão da filha do meio, Rosaura. Pedro acaba aceitando o acordo para que possa ficar mais perto de Tita.

A história decorre sobre essa paixão proibida e cheia de sabores. Mesmo com todos os acontecimentos, a personagem principal nunca deixou de amar Pedro, nem de cuidar e se importar com todas as pessoas de sua família. O livro recebeu uma adaptação para o cinema com o diretor Alfonso Arau, em 1992, e conta com os atores Lumi Cavazos (Tita), Marco Leonardi (Pedro), Regina Torné (Mãe Elena) e Yareli Arizmendi (Rosaura).




Esperamos que gostem, se divirtam e aprendam. E claro, contem aqui nos comentários o que acharam! 😉

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page